sexta-feira, 17 de setembro de 2010

HORA DA LEITURA

Hoje, as apresentações deveriam ser concluídas. Mas, pasmem, alguns alunos se empolgaram tanto que utilizaram um pouco mais do tempo "permitido". O importante é que nesse espaço de tempo, toda a turma tem a oportunidade de ter contato com livros maravilhosos e autores estupendos! \o/



* GLAUCIA - MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS (Machado de Assis) - como o próprio nome diz, é a descrição do personagem da sua vida após a sua morte. Com uma fina ironia, Brás Cubas expressa humor negro, desde o primeiro capítulo até o último. Uma das citações da aluna inclusive retrata essa ironia: "Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico com saudosa lembrança estas Memórias Póstumas."



* ISABELE - ORGULHO E PRECONCEITO (Jane Austen) - história cheia de intrigas e sentimentos variados. Elizabeth Bennet e o terrível Sr. Darcy só nos mostra o jogo de aparências, o jogo de interesses, a desvalorização da mulher, entre outros valores vividos no século XIX. Com muitas idas e vindas, amores feitos e desfeitos, Elizabeth terá que enfrentar o preconceito existente pela diferença das classes e renda das famílias entre ela e o ser amado. PARA SABER MAIS, Leia!!!



* JAYNE - O CORTIÇO (Aluísio de Azevedo) - nesse livro o autor descreve os tipos humanos, suas vidas com muito realismo. A história se passa em um cortiço, ocupado por trabalhadores braçais e com condições quase mínimas de sobrevivência. João Romão é o proprietário desse cortiço, homem muito ganancioso, aproveitador e que usa de métodos escusos para conseguir aquilo que quer. Faz do cortiço um lugar cada vez mais próspero e desse negócio algo totalmente rentável para si. As histórias dos inúmeros personagens se parecem com muitas das histórias de brasileiros que saem de suas cidadezinhas e vão para a cidade grande com sonhos de enriquecimento. Um dos melhores livros que relatam o crescimento rápido das capitais e a exploração que se faz às pessoas sem instrução.



* JESSICA - DEPOIS DO FUNERAL (Agatha Christie) - Esse livro conta a historia de uma moça que é criticada pelos familiares, e é vista como uma biruta. Ela costuma prever coisas e que sempre acontecem. Depois da morte de seu irmão, ela diz que ele foi assassinado, mas sua familia não lhe dá créditos. Muitos são suspeitos e un final surpreendente! Tem que ler para saber...

Nenhum comentário:

Postar um comentário